shape
A importância da terapia de regressão de memórias
Escrito em 04/07/2008
shape
A Terapia de Regressão propicia o acesso às memórias passadas com a finalidade de se detectar e perceber o núcleo dos traumas possibilitando, assim, a sua conscientização e consequente desbloqueio com a remissão dos sintomas mediante um processo terapeutico, em um tempo reduzido de sessões.

Nem todos os processos regressivos se reportam a incidentes de uma vida passada. Os trabalhos regressivos psicoterápicos envolvem o desbloqueio de traumas que muitas vezes têm origem nesta vida.

É importante que aceitemos que muitos dos sofrimentos e conflitos atuais são resultantes de nossas próprias ações no passado fruto de decisões e conclusões falsas.

Ao reviver este passado podemos descarregar essas emoções armazenadas no inconsciente, observar e compre-ender nosso script de vida e programação existencial atual.

Podemos,então, nos desindentificar e nos libertar progressivamente dessas amarras que agem como verdades absolutas em nossas vidas, nos direcionando cada vez mais para a harmonia, o equilíbrio e conexão interior. Ficamos, assim, cada vez mais livres dos nódulos energéticos, fonte de medos, culpas, raivas, tristezas e mágoas.

Desenvolvendo nosso equilíbrio podemos viver de forma melhor o hoje e, também, um futuro mais feliz superando fobias, ansiedades, depressão, problemas de comunicação, relacionamentos, obesidade, auto-estima, aceitação, preocupação exagerada, indefinição e instabilidade emocional e física.

Nesta terapia o paciente permanece consciente durante todo o processo psicoterapêutico, trazendo, ele mesmo, à lembrança vivências passadas com imagens, sensações e sentimentos, permanecendo presente e atuante nele.

Esta terapia corresponde a um método totalmente seguro desenvolvido de maneira consciente que utiliza vários recursos de outras abordagens já consagradas.

O terapeuta atua como facilitador ajudando o paciente na eliminação progressiva do controle que o passado exerce em sua vida presente, auxiliando-o a reencontrar a perspectiva e o propósito de vida perdidos.

Mesmo consciente o paciente tem acesso às memórias passadas a partir do relaxamento e do foco de trabalho proposto a cada sessão. Neste estado de consciência expandida este tem as percepções globais de seu corpo, pensamentos e sentimentos, possibilitando-o ter uma visão clara de si mesmo e dos aspectos a serem trabalhados, livre de projeções.

Ao ser revivida uma história de vida, na psicoterapia, percebe-se e se revive, também, uma forte carga energética que permaneceu represada internamente no instante do trauma. Experimentando e liberando esta energia surge a oportunidade de se escolher novas posturas, novas formas de canalizar a energia vital e de se posicionar frente à vida.


Com esta harmonização interior, pela percepção e mudança de crenças, sentimentos e valores, sentimos que fomos estimulados a nos desvencilhar dos conteúdos que não traziam felicidade, resignificando e alterando a nossa auto imagem, estima e a visão em relação aos outros e ao mundo que nos cerca, nos percebendo como seres plenos de potencialidades e de amor incondicional.

Esta conscientização e resignificação de conteúdos internos nos liberta da repetição de antigas posturas permitindo-nos um novo sentido de vida que é o de atingir progressivamente a plenitude do ser.

Temos, muitas vezes, medo do desconhecido mundo da felicidade e sucesso o que nos mantêm presos ao passado e aos conflitos "conhecidos" que nos impossibilita vivenciarmos o hoje e o futuro de uma forma mais plena, calma e significativa.

Normalmente buscamos ajuda para o autoconhecimento somente após muito sofrimento, situações de enfermidade e falência material, profissional, emocional e espiritual, quando estamos desamparados, desesperados e sem perspectivas de uma vida melhor.

O estado de consciência expandida, a visualização e as per-cepções praticadas seguindo os passos dessa terapia possibilita uma nova conscientização pessoal e a substituição de comportamentos negativos e padrões comportamentais obsoletos por novas posturas, livres dos antigos condicionamentos.

Muitas das expectativas criadas à nossa volta exigem que apresentemos um comportamento incompatível com valores que temos no coração. O amor que exercitamos é, na maioria das vezes, possessivo e condicionado. Este somente pode ocorrer se nossas expectativas e desejos forem satisfeitos. Estamos sempre reproduzindo condicionamentos negativos o que dificulta o nosso progresso e prosperidade.

Neste processo terapeutico, o sofrimento e a frustração, pelos preconceitos e crenças antigas são elucidados para poderem ser superados propiciando a potencialidade amorosa incondicional, aceitação própria e a dos demais, caminhando para o nosso desenvolvimento em sintonia com a unicidade interna, facilitando a reunificação do ser a serviço da alma.

Nos tornamos conscientes e livres das dependências neuróticas a padrões estabelecidos e bloqueios que impedem a nossa evolução pessoal.

A meta fundamental da Terapia de Regressão é procurar expandir os limites entre a fisiologia, a psicologia e a espiritualidade, propiciando que a mente, corpo e alma se integrem neste processo de evolução.

A doença e os problemas físicos podem ser sanados e eliminados, na maioria dos casos, com tratamento médico específico, porém as marcas, dores e instabilidade emocionais somente podem ser amenizadas e removidas com a ajuda de um psicoterapeuta, por isso comece a viver intensamente o agora... e ligue para verificar o valor de investimento pessoal de cada sessão e para agendar consulta.


shape